Realizar processos seletivos é um dos momentos cruciais para uma empresa, pois implica em uma nova formação de equipe e na integração de um novo membro aos processos, missão e valores da organização. Esse período requer adaptação e aprendizado, com a expectativa de que tudo transcorra conforme o planejado.
Assim, é essencial estabelecer uma estrutura estratégica para entrevistar candidatos, a fim de conduzir a etapa de forma eficaz e contratar o profissional mais adequado para a posição.
A seguir, vamos destacar os elementos essenciais versus as preocupações que os candidatos levam em consideração durante o processo de seleção. Esteja atento!💡
Fatores importantes:
- Compreensão de como acompanhar a candidatura – esclareça sobre as próximas etapas.
- Informações sobre cultura e benefícios – a entrevista é um bom momento para isso.
- Instruções claras sobre como obter ajuda caso necessário – disponibilizar um “portal do candidato” ou contato foco em casos de dúvidas.
- Conteúdo em vídeo sobre a vaga ou empresa – em formato resumido, ótimo para o candidato se sentir mais confiante no processo.
Incômodos:
- Ausência de feedback negativo ou positivo – retornar sempre ao candidato, independente do resultado.
- Falta de comunicação clara – Investir na comunicação e objetividade é fundamental para reter e estabelecer uma relação de confiança com os candidatos.
- Falta de entendimento entre a conexão da avaliação com a vaga – perguntas conectadas com o descritivo da vaga.