Gestão de Indicadores de Segurança: O Caminho para redução de ocorrências e um Ambiente de Trabalho Mais Seguro!
Você sabia que a gestão eficaz dos indicadores de Segurança, e os correlacionados a ele, como indicadores de Gente, Frota, podem transformar completamente a forma como lidamos com riscos no ambiente de trabalho?
O que são indicadores de segurança?
São métricas essenciais que ajudam a monitorar e avaliar a eficácia das práticas de segurança, identificar áreas de melhoria e garantir que todos estejam protegidos.
Com indicadores bem definidos e uma rotina de monitoramento estabelecida, avaliamos preventivamente as informações para tomada de decisões preventivas e corretivas antes de ter uma ocorrência.
No monitoramento, usando ferramentas estatísticas, conseguimos monitorar todas as ocorrências de menor gravidade, tratar, e evitar uma ocorrência maior. Em seguida, devemos fazer investigações e verificações de processos para entender o porque das falhas e enfim tomar medidas sistêmicas para que problema não volte acontecer.
Dicas para uma gestão eficiente:
- Defina Indicadores Relevantes: Escolha métricas que realmente reflitam os riscos e a segurança do seu ambiente.
- Monitore e Avalie Regularmente: Acompanhe os dados frequentemente para detectar padrões e ajustar as estratégias conforme necessário.
- Envolva a Equipe: Todos devem estar cientes dos indicadores e colaborar para a melhoria contínua.
- Use os Dados para Tomar Decisões: Transforme números em ações práticas para fortalecer a segurança.
Por que é importante?
Uma gestão bem-feita dos indicadores não só previne acidentes, mas também promove um ambiente de trabalho mais produtivo e confiável, bem como aumenta percepção das pessoas quanto aos comportamentos e avaliações na rotina.
Invista na segurança e colha os frutos de um local de trabalho mais seguro e eficiente!