Comportamento é uma função da personalidade e do meio onde convive o indivíduo.
Kurt Lewin, o importante psicólogo alemão sobre temas de psicologia social, criador de teorias de relações interpessoais, traz importantes contribuições para gestão de pessoas e também para a segurança do trabalho.
Em uma de suas teorias, Lewin define o comportamento humano, como uma função de sua personalidade, e do meio em que colocamos as pessoas para conviver, trabalhar, interagir.
Kurt Lewin afirma então que as pessoas tem suas raízes, suas personalidades intrínsecas, mas adotam comportamentos de acordo com meios onde vivem.
Observando pela ótica da Segurança do Trabalho, onde buscamos sempre pessoas com melhores comportamentos, devemos então aplicar a teoria de Lewin começando pela CONTRATAÇÃO.
Precisamos identificar personalidades e valores que definitivamente mostram quem é a pessoa, e o que podemos esperar das suas atitudes e comportamentos. Se esperamos comportamentos mais seguros, atenção nas avaliações de riscos, disciplina e outros adjetivos ligados a segurança, devemos captá-los nos processos de contratação.
Seguindo nesta mesma linha, precisamos ter também um ambiente que respire essa “segurança” que queremos ter. Partindo de uma integração completa e coerente, um ambiente formatado para viver com segurança, com líderes que são exemplo, processos e toda uma atmosfera condizente, podemos esperar comportamentos seguros, pessoas que cuidam de si, dos demais, do ambiente, e principalmente na manutenção deste sistema.
Contratar pessoas com desvios críticos de personalidade e ainda coloca-las em um ambiente onde não temos essa cultura de segurança, estaremos criando um cenário para atos inseguros, aceitação ou indiferença a condições inseguras, convivência com desvios e “pequenos” delitos ou descumprimentos de regras, que em algum momento, guiados pela taxa de frequência e de gravidade, vão levar a um acidente, outro acidente, mais outro, e um fatal… A teoria de Kurt Lewin nos mostra quão importante para Segurança são os processos de contratação e integração, e a necessidade de ambiente muito organizado sob uma Cultura de Segurança!